Guia de Quilhas
Expan's
Fire: para pranchas pequenas e surfistas de médio a pequeno porte. Ideal para ondas fracas ou para deixar a prancha mais solta.
Wave: indicada para ondas médias e surfistas que usam muito power em suas manobras. Ideal para curvas sólidas e para obter bastante projeção.
Speed: é uma quilha muito veloz. Por causa da base, ainda mantém a característica de projeção, mas devido à pouca área na ponta, é ideal para curvas rápidas.
Jet: desenvolvida por Avelino Bastos, essa quilha combina projeção e velocidade em ondas maiores com versatilidade em condições pequenas. Indicado para surfistas que buscam velocidade.
Wet Fins
PR: Peterson Rosa: desenvolvida para dar mais power e projeção nas manobras. Ideal para surfistas de porte avantajado e ondas grandes.
VR: Vitor Ribas: devido ao pequeno outline, é ideal para surfistas menores e pranchas pequenas.
MT: Marcelo Trekinho: a base larga proporciona boa projeção, enquanto que a ponta menor permite um resposta rápida. Ideal para manobras rápidas e curtas.
Mick Fanning: é uma quilha desenvolvida em conjunto com Mick Fanning. Por sua espessura otimiza a velocidade e diminui o drag. Ideal para um surf veloz com trocas de borda rápidas.
Ceramic: feita de cerâmica, essa é a quilha menos flexível da linha. Perfeita pra surfistas que surfam rápido e forte, e para obter máxima projeção em ondas médias e grandes. Proporciona resposta rápida e veloz nas curvas e trocas de direção.
Reo: uma quilha flexível, boa pra beach breaks e ondas menores ou sem força. Se você surfa com power e velocidade, é melhor usar os modelos Ceramic ou Fibreglass.
Fibreglass: as quilhas em fibra de vidro vem em três tamanhos diferentes. Elas proporcionam drive, devido à pouca flexibilidade, e são ideais para um surf moderno, devido à leveza.
FCS
H2: o mais novo lançamento da FCS possui uma forma elíptica que dá maior velocidade às pranchas e maior controle nas curvas. As quilhas laterais são bastante inclinadas, o que proporciona maior velocidade e projeção nas transições de borda.
KFin/ KFinX: as quilhas desenhadas por Kelly Slater são menores do que a média, mas com uma base grande que proporciona drive e velocidade. A ponta pequena auxilia para fazer curvas curtas e rápidas. Ideal para pranchas menores e um surf moderno e solto. A KFin tem uma versão em carbono, a KFinX, que é mais dura e tem resposta mais rápida.
Occy: desenvolvida por Mark Occhilupo, essa é uma quilha grande, de muito drive. Ideal para ondas e surfistas grandes. O material é de densidade menor na ponta da quilha, proporcionando flexibilidade progressiva, fazendo com que, apesar do tamanho,a quilha seja solta nas manobras no crítico.
TC Redline e Whiteline: as quilhas do bicampeão mundial Tom Carroll tem base grande e ponta pequena. Isso proporciona drive e velocidade, mas ao mesmo tempo liberdade nas manobras. A Redline é a versão em carbono, mais dura e de resposta rápida.
Kflex: usando o mesmo formato da Kfin (desenvolvida por Kelly Slater), essa quilha - coberta por uma fina camada de borracha - proporciona mior segurança sem perder sua característica de alta performace. Ideal para iniciantes ou para quem busca um equipamento mais seguro.
3D Red Tip: uma das novidades da FCS é o resultado de 20 anos de pesquisa do australiano John Harris. Seu design inovador proporciona drive, lift e estabilidade. Por causa do efeito foil da 3D, a rabeta é "erguida" e não perde velocidade nas curvas. Além disso, proporciona establidade em ondas cavadas de alta velocidade.
F-Series: as quilhas dessa linha (nos tamanhos G3, G5, e G7) possuem o double foil, ou seja, curvatura na parte interna e externa das quilhas. Isso proporciona maior velocidade na saída das curvas e nas trocas de borda.
G5: a preferida dos shapers, por ser extremamente versátil. A G5 é uma quilha mediana, ideal para uma variedade de condições e surfistas. Mistura drive e velocidade, com flexibilidade e radicalidade.

















